PayPal lança plataforma que pode impactar stablecoins
A PayPal, famosa empresa de pagamentos dos Estados Unidos, anunciou na quarta-feira que está prestes a lançar uma nova plataforma até novembro. Essa iniciativa, chamada PayPal World, promete interligar carteiras digitais de diversos países à sua enorme rede, que conta com bilhões de usuários.
Com o PayPal World, quem usa serviços como a UPI na Índia, WeChat Pay na China e Mercado Pago no Brasil poderá fazer transações com comerciantes do PayPal e Venmo no exterior, sem a necessidade de abrir novas contas ou utilizar cartões físicos. Simplificar a movimentação de dinheiro entre países foi o foco principal dessa nova plataforma, como explicou Alex Chriss, o presidente e CEO da PayPal.
Embora o PayPal World não utilize blockchain ou ativos tokenizados, ele funcionará de uma maneira semelhante às stablecoins, oferecendo liquidação rápida e conversão de moeda. Contudo, a empresa não detalhou como essa novidade se encaixa em sua estratégia mais ampla em relação às criptomoedas.
### Como Funciona o PayPal World
A plataforma estará “preparada para o futuro do comércio”, segundo a PayPal. Isso inclui inovações como compras assistidas por inteligência artificial e transações via carteiras controladas por agentes. O serviço deve facilitar tanto compras em lojas físicas quanto online, focando na integração entre diferentes carteiras digitais, além de aproveitar sua ampla base de comerciantes.
Esse lançamento acontece em um momento em que a PayPal continua a expandir e integrar sua stablecoin, a PYUSD, em sua gama de produtos. No mês passado, a empresa adicionou suporte para a blockchain Solana, além do Ethereum, e planeja disponibilizar sua stablecoin na Stellar.
### Desafios e Oportunidades
A PayPal mencionou que a nova plataforma também pode dar suporte a tecnologias emergentes, incluindo stablecoins. Essa relação entre serviços tradicionais e inovações pode criar desafios para os desenvolvedores de criptomoedas. Afinal, se empresas convencionais conseguem resultados semelhantes àquelas soluções, a relevância das stablecoins pode ser questionada.
Apesar disso, especialistas afirmam que o PayPal World não deve ser visto como uma ameaça direta às stablecoins. Para Gitay Shafran, fundador do The Fedz, essa iniciativa atua mais como uma ponte entre sistemas tradicionais, ao invés de representar um salto radical no futuro das finanças.
Enquanto isso, Andrei Grachev, do protocolo Falcon Finance, ressalta que, apesar da inovação, a nova plataforma provavelmente ainda dependerá de processos tradicionais, como canais bancários e taxas de câmbio, que podem ser limitantes. O apelo das stablecoins, segundo ele, está nas facilidades que oferecem, especialmente para micropagamentos e em regiões onde os serviços bancários são escassos ou lentos.
Informações importantes como estas, você encontra somente aqui no portal A Cripto. É um momento interessante para acompanhar as mudanças no horizonte dos pagamentos digitais!